Cinema: a ficção americana dos estereótipos culturais



A comédia dramática “Ficção Americana” (2023, foto) segue o acadêmico, erudito e ex-autor de sucessos Thelonius Ellison (o ótimo ator negro Jeffrey Wright de “Batman”, 2022, subaproveitado por Hollywood) que, sente-se frustrado após as editoras recusarem seu novo livro por não ser tido como “suficientemente negro” para a classe média branca estadunidense. Apenas por brincadeira, e sob pseudônimo, escreve um romance satírico onde escracha os estereótipos culturais referentes à comunidade negra nos EUA, que acaba se tornando um imenso sucesso de público e de crítica. 


Além disto, ele precisa lidar com a morte da irmã, Lisa (a ótima Tracee Ellis Ross de “Linhas Cruzadas”, 2000), o agravamento do estado de saúde mental da mãe, Agnes (Leslie Uggams de “Deadpool”, 2018), com o desvairado e irresponsável irmão, Clifford (o versátil Sterling K. Brown de “O Predador”, 2018), e com o surgimento de um novo amor, na pessoa da vizinha, Coraline (Erika Alexander do épico “Mahabharata”, 1989). No elenco, destacamos ainda a comediante Issa Rae (“Barbie”, 2023), o ator de ascendência latina John Ortiz (franquia “Velozes e Furiosos”) e o veterano Keith David (“Platoon”, 1986). 


Apesar de não se aprofundar tanto quanto poderia na sátira ao racismo dentro da indústria cultural, o ótimo “Ficção Americana” esteve presente em todas as listas de melhores filmes de 2023 e recebeu 5 indicações ao Oscar: Melhor Filme, Ator (Wright), Ator Coadjuvante (Brown), Trilha Sonora, e Roteiro Adaptado (única categoria em que foi premiado) para o também diretor negro Cord Jefferson. Indicado a todos (as) e disponível no Prime Vídeo. #FiccaoAmericana


Por Muniz Filho

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lucas Fernandes não está fora da TV. Saiba como assisti-lo

TV cearense: alô, TV Jangadeiro!

TV nacional: Chaves está de volta ao SBT